Investimento público gera alimento e renda para agricultores indígenas em Roraima

Repasse de emendas parlamentares de Roraima compra produção de cooperativas para assistência social

Projeto firmado entre a Cooperativa Agropecuária Indígena de Pacaraima e a Companhia Nacional de Alimentos (Conab) possibilitará a produção de 137,68 toneladas de alimentos, principalmente frutas e hortaliças como como banana, melancia, raiz de mandioca, manga, milho verde, além de pescado.

Esses produtos serão distribuídos por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na cidade de Pacaraima (RR). Nesses centros, em razão da proximidade da fronteira, são atendidos brasileiros e venezuelanos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A proposta firmada com a Conab no ano passado conta com a participação de 72 agricultores familiares, sendo 53,4% de participação de mulheres no projeto.

Além da ação em Pacaraima, em março, técnicos da Conab acompanharam o fornecimento de alimentos da Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco) à Casa de Apoio à Saúde Indígena Yanomami e Yekwana (Casai). Nesta primeira entrega, a Casai recebeu melancia, macaxeira e batata doce. Novos produtos serão incluídos nas próximas ações dos agricultores.

O projeto da Coopercinco contempla 76 fornecedores, sendo 38 mulheres. A Conab irá repassar aproximadamente R$ 1,14 milhão para comercialização e distribuição desses produtos.

Você sabia?
Todo cidadão pode acompanhar o uso dos repasses federais por meio de ferramentas de transparência, como o Transfere Gov.br. Após acessar o site www.gov.br/transferegov/pt-br, acessar a aba “Tranferegov.br”, escolher a opção “Transferências Discricionárias e Legais”, clicar no botão “Acesso Livre”, opção “Convênios” e consultar a situação em que se encontra a transferência de recursos.

A consulta pode ser realizada por número de convênio, proponente, órgão repassador responsável, entes da federação, período, entre outras informações.

Projeto Agro / IFG: Promovendo Transparência e Comunicação Efetiva no Agronegócio

O Projeto Agro / IFG estuda e analisa as transferências de recursos por meio de convênios entre o Governo Federal e os entes públicos. A iniciativa tem construído uma base de dados sólida com o objetivo de aproximar a população envolvida e os projetos do agronegócio.

A expectativa do projeto é promover uma ampla comunicação com a sociedade e ampliar a transparência na aplicação dos recursos públicos, disponibilidade de equipamentos e dos investimentos realizados em benefício da comunidade agro.

Compartilhe esta Notícia: