Em 2023, foram executados 572 projetos de recuperação e ampliação de estradas com recursos de emendas parlamentares
Ao longo de todo o ano passado, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiu aproximadamente R$ 951 milhões para a execução de 572 projetos de recuperação e expansão de estradas vicinais. Esses recursos, provenientes de emendas parlamentares, foram liberados por meio de convênios estabelecidos com Estados, municípios e consórcios em todo o território nacional.
A gestão desse projeto de revitalização das estradas vicinais é coordenada pela Secretaria-Executiva e pelas Superintendências Federais Agropecuárias (SFA) do Ministério da Agricultura. Essa ação visa atender às demandas das diferentes regiões do país, promovendo o desenvolvimento econômico e social das áreas rurais.
Segundo o ministério, esse investimento irá melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, otimizando o abastecimento de alimentos no país e facilitando o acesso da população rural a serviços essenciais, como saúde e educação.
Recentemente, o Mapa divulgou novas normas para agilizar a aprovação de projetos, permitindo que obras com processos licitatórios em andamento possam ter a aprovação agilizada, desde que atendam aos critérios de vantajosidade econômica e estejam em conformidade com a legislação vigente. Como resultado dessas medidas, várias prefeituras já estão avançando nas obras de recuperação de estradas.
Em todas as regiões do país, esses investimentos permitiram benfeitorias. Em Minas Gerais, por exemplo, estão em andamento 84 obras em 69 municípios, enquanto na Paraíba e no Rio Grande do Sul, já contam com 54 obras cada. Já no Maranhão, estão em execução 40 projetos de revitalização de estradas vicinais.