Pesquisa do Instituto Federal do Goiás (IFG) mapeia os convênios e a sua efetividade para o fomento ao agronegócio

Estudo do IFG, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), acompanha as transferências de recursos e o impacto nos beneficiários.

Um estudo que iniciou em 2023 pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) com fomento da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI)
do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) está pesquisando como estão sendo entregues os objetos de convênios firmados com entes da federação para o desenvolvimento do setor agropecuário.
A motivação da pesquisa decorreu da grande demanda por essa política pública nos últimos anos. Somente no ano passado, segundo o pesquisador Geraldo, quase 2 mil convênios foram realizados pelo MAPA, sendo que o Ministério tem firmado em média de 1,2 mil por ano.
Os recursos dos convênios têm finalidade dirigida para o fomento do agronegócio por meio da aquisição de máquinas e equipamentos. Além de fornecer um painel que possibilite a SDI monitorar a aplicação dos recursos, o estudo pretende auxiliar que o beneficiário final tenha a possibilidade de ter o controle social por meio da troca de informações que chegue a comunidade agro.
Segundo o pesquisador Geraldo Andrade, idealizador do projeto, o objetivo é estabelecer um procedimento de comunicação que faça com que o usuário – pequeno ou médio produtor – obtenha informação se o bem foi adquirido e se está sendo utilizado pela comunidade agro. Além de verificar a efetividade da política pública, o estudo também poderá ser útil para pacificar questionamentos de órgãos de controle sobre a destinação dos recursos.

Compartilhe esta Notícia: