Pesquisa mapeia a alocação de recursos em parcerias no setor agropecuário e propõe iniciativas para mensurar a efetividade das políticas públicas
O 34° Enangrad, Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração será realizado entre os dias 03 a 05 de novembro, em São Paulo (SP) reúne anualmente renomados pesquisadores, mestres e doutores, apresenta neste ano um estudo inédito que lança luz sobre a distribuição de recursos e parcerias no setor agropecuário por meio das transferências voluntárias de recursos, por meio de convênios.
O artigo, intitulado “Análise das Transferências Voluntárias Celebradas no Ministério da Agricultura no Período entre 2018-2020,” discute alguns indícios preliminares apontados por pesquisa realizada sobre a eficácia das políticas públicas e a necessidade de aprimoramento.
O estudo, desenvolvido pelos pesquisadores Daniel Soares de Souza, Cassiomar Rodrigues Lopes, Paulo Henrique dos Santos, Lucas Santos de Oliveira e Karla de Aleluia Batista, concentrou-se na análise das transferências voluntárias celebradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em várias regiões do Brasil, com destaque para a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas.
A pesquisa pretende indicar caminhos para sugerir iniciativas que sanem algumas questões encontradas como a dificuldade de encontrar informações na base de dados do Ministério, a falta de padronização dos convênios, a distribuição não equânime entre os estados, a ausência de canais de comunicação entre convenentes e a população atendida e as dinâmicas para a disponibilização desses recursos.
O estudo em vigor realizou um mapeamento das transferências por Estado e Região, evidenciando a diversidade na distribuição de recursos e revelou uma associação entre o ano de celebração dos acordos e os valores padronizados das transferências entre 2018 e 2020. Esses resultados apontam para a necessidade de investigações mais abrangentes sobre os acordos agrícolas, suas implicações econômicas e seu impacto nas políticas governamentais do setor.
A pesquisa não se limita a fornecer apenas informações, mas também busca promover a comunicação e a efetividade das políticas públicas. Os pesquisadores estão desenvolvendo estratégias para construir um banco de dados próprio e realizar mineração de textos para captar o propósito das celebrações de convênios.
Além disso, estão previstas ações de comunicação transparente com a sociedade para avaliar se as políticas públicas estão atendendo aos propósitos iniciais, medindo a percepção da população sobre a efetividade dessas iniciativas.
Reconhecimento no Enangrad
O artigo, aprovado na seleção para o Enangrad, foi avaliado por uma criteriosa banca de mestres e doutores que conferiram a metodologia científica e seu mérito de acordo com a literatura existente. Para participação no evento, o estudo já recebeu contribuições para melhorias e já foi enriquecido com sugestões de pares e avaliadores.
A pesquisa apresentada no Enangrad 2023 oferece insights valiosos sobre as transferências voluntárias no Ministério da Agricultura e suas implicações. O estudo não apenas descreve a distribuição de recursos, mas também estabelece um caminho para aprimorar as políticas públicas e a comunicação entre o governo e a sociedade.
Enangrad
A 34ª edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (34º ENANGRAD) será realizado no INSPER, em São Paulo – SP, nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2023. O evento contará com sessões científicas híbridas, unindo o melhor dos ambientes físico e digital.
Os artigos participantes foram submetidos entre julho e setembro para o evento nos temas:
- Administração Pública, Governo e Terceiro Setor
- Empreendedorismo, Startups e Inovação
- Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
- Estratégia
- Estudos Organizacionais
- Finanças
- Gestão de Pessoas
- Marketing
- Operações e Logística
- Gestão Socioambiental
- Administração da Informação
- Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
- Casos de Ensino